contato@hospitaldeolhosdeirati.com.br

Adaptação de Lentes de Contato

A evolução dos materiais e desenhos têm tornado as lentes de contato cada vez mais confortáveis e seguras e isso têm popularizado o seu uso. Estima-se que no Brasil já sejam mais de 2 milhões de usuários de LC, sendo que, dessas, 200 mil são pessoas com menos de 16 anos de idade. Nos Estados Unidos já são, aproximadamente, 30 milhões de usuários.

Com o desenvolvimento das condições socioeconômicas do brasileiras, e com o barateamento das LC, movimento que acontece em todo o mundo, haverá um grande aumento do número de usuários.

No entanto, a adaptação médica continua indispensável. Só ele tem condições de indicar a lente de contato correta para cada caso, a lente correta para você.

O QUE FAZER PARA COLOCAR LENTES DE CONTATO?

Para colocar lentes, o paciente precisa ter uma indicação precisa do grau, do do tipo da lente, função que irá exercer, etc... São necessários exames anteriores. E é preciso que se saiba que cada olho reage melhor a um determinado tipo de lente: às vezes gelatinosas, outras vezes rígidas.

Hoje em dia, algumas lentes de contato gelatinosas conseguem corrigir com conforto também o astigmatismo. São as chamadas lentes de contato gelatinosas Tóricas. Há casos de lentes de contato estéticas, descartáveis e de uso prolongado.

INDICAÇÕES:

Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista quem deve determinar quem é bom candidato. O médico estuda o grau e a curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo a ser usado.

ORIENTAÇÕES:

As lentes de contato são um corpo estranho dentro do olho. Quando mal adaptadas, podem causar danos para a visão. A segurança dos seus olhos depende da supervisão do seu oftalmologista.

QUAL A IDADE CERTA PARA COMEÇAR A USAR LENTES DE CONTATO?

Não há uma idade específica. A idade ideal é aquela em que a pessoa já possui responsabilidade para tomar os devidos cuidados com suas lentes. Também depente da adaptação e da tolerância do paciente.

QUAL O TEMPO PARA A ADAPTAÇÃO DAS LENTES RÍGIDAS E GELATINOSAS?

As lentes de contato rígidas têm uma adaptação mais lenta devido ao fato de não serem macias e tão confortáveis como as gelatinosas. O tempo de adaptação varia de pessoa para pessoa, que pode ser de 1 dia a até 1 semana ou mais. Nas lentes gelatinosas, o tempo geralmente é de 1 a 2 dias.

EM QUE CASO AS LENTES DE CONTATO ESTÃO INDICADAS?

As lentes estão indicadas quando o paciente necessita de correção para miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, e não querem usar óculos. As lentes também estão indicadas em distúrbios como ceratocone e outras alterações corneanas. É também possível o uso de lentes de contato de forma estética a fim de mudar a cor dos olhos.

QUAIS OS TIPOS DE LENTES E QUAL A FINALIDADE DE CADA UMA DELAS?

Basicamente existem dois tipos de lentes: As gelatinosas que são lentes macias, de alta hidratação e corrigem basicamente a miopia, hipermetropia e presbiopia. E as rígidas, que são lentes duras, indicadas para astigmatismo e outras alterações corneanas.

QUAL O PERÍODO MÁXIMO QUE POSSO FICAR COM AS LENTES?

Depende do tipo de lente. As lentes descartáveis, por exemplo, devem ser desprezadas de acordo com a recomendação do fabricante. A orientação e o acompanhamento médico é muito importante para a definição do tempo de uso.

O USO CONSTANTE DAS LENTES PODE CAUSAR ALGUM PROBLEMA NA CÓRNEA?

Depende. Se as lentes não estiverem sendo manuseadas corretamente, os procedimentos de limpeza não estiverem adequados, não estiverem sendo guardadas de forma correta e os produtos usados não forem os indicados, elas podem causar problemas devido a crescimento de fungos e bactérias nocivas. Além disso, as lentes devem estar dentro dos parâmetros corretos e devidamente adaptadas aos seus olhos.