contato@hospitaldeolhosdeirati.com.br

Tomografia de Coerência Ótica (OCT)

O QUE É A OCT?

A TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT) é um exame de imagem não invasivo que produz imagens de corte seccional das estruturas oculares in vivo com alta resolução e reprodutibilidade.

VANTAGENS DO EXAME:

- Utiliza tecnologia Spectral Domain, ou seja, excelente resolução e velocidade de escaneamento, permitindo rastrear em poucos segundos a área de estudo;
- Possui imagens 3D;
- Comparação com exames anteriores, sendo possível detectar pequenas alterações inexistentes anteriormente ou pequena melhora;
- É possível capturar imagens com pouca midríase (2mm);
- Podemos avaliar precisamente retina e nervo óptico;
- Nos casos de pacientes que não podem se submeter a exames de contraste, possui a vantagem, em relação à angiografia, de não necessitar de injeção endovenosa para avaliação da retina.

INDICAÇÕES DO EXAME:

Podemos diagnosticar e acompanhar alterações como: degeneração de mácula, buraco de mácula, edema macular, membrana epirretiniana, retinopatia diabética, tração vítreo – retiniana, distrofias retinianas, entre outras. É possível fazer análise de progressão do Glaucoma e auxiliar no diagnóstico precoce da doença.

PREPARO PARA O EXAME:

É necessário dilatar a pupila para realização do exame. Se o paciente se sentir mais confortável, pode levar um acompanhante.