COMO SÃO AS PRÓTESES OCULARES?
As PRÓTESES OCULARES, diferentemente das conchas esclerais, têm mais de 3 milímetros de espessura corneana. Em geral, uma prótese ocular sob medida deve ser adaptada depois de que o oftalmologista realiza cirurgias específicas denominadas ENUCLEAÇÃO ou EVISCERAÇÃO.
A ENUCLEAÇÃO consiste na remoção do globo ocular. Geralmente é colocado um implante ocular para obter um adequado volume e mobilidade.
Na EVISCERAÇÃO, acontece a extração do conteúdo do globo ocular (íris e humor vítreo), mantendo a esclera e em alguns casos a córnea. Neste tipo de cirurgia, não se realiza o corte do nervo óptico e se coloca um implante ocular para que se mantenha um adequado volume e mobilidade.
Geralmente, depois da cirurgia ocular, o doutor colocará uma lente denominada conformador ocular transparente, que ajudará a formar os fundos de saco, facilitando uma rápida cicatrização. Em ambas as técnicas cirúrgicas é recomendado um tempo pós-operatório de 5 a 6 semanas antes de iniciar a adaptação da prótese ocular para permitir uma correta cicatrização dos tecidos. Nesse lapso de tempo, se o paciente solicitar, é possível colocar uma prótese provisória para obter uma estética razoável, antes de adaptar a prótese definitiva sob medida, pintada à mão.
COMO É A ADAPTAÇÃO?
Na adaptação de cada prótese ocular realizamos um delicado trabalho artesanal para alcançar a simetria palpebral e otimizar a estética final, levando em consideração os contornos e pregas palpebrais. Na parte interna, a prótese “cópia” o contorno do implante ocular, maximizando assim a mobilidade da prótese ocular e tornando mais confortável o seu uso.
A cor também é trabalhada artesanalmente, copiando os detalhes de cada parte do olho: a coroa pupilar, o estroma e o limbo. Cada paciente é capacitado para que possa colocar e retirar sua lente com facilidade e para saber como como fazer sua limpeza e cuidado.